segunda-feira, 23 de abril de 2018

TROPAS RENOVAM AMEAÇA DE MOTIM EM NOVA NEGOCIAÇÃO, EM ALAGOAS




Após adotar uma estratégia legal que fez sumir das ruas do Estado e Alagoas as viaturas amarelinhas do serviço de policiamento voluntário da Força Tarefa, o movimento unificado de policiais e bombeiros militares sinalizou, nesta sexta-feira (20), que avançará na “segunda fase” da mobilização. A meta é atingir uma redução drástica no policiamento ordinário até a próxima terça-feira (24), quando as associações voltam a se reunir com o governo de Renan Filho (MDB), em busca de valorização salarial. Até lá, o clima segue tenso, com a renovação da ameaça de aquartelamento, que será planejado com lideranças de cada batalhão.
A ameaça de motim foi renovada após mais uma rodada de negociação na Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas (Seplag), que reforçou o argumento de impossibilidade legal e financeira para conceder o aumento de 29% que os policiais e bombeiros passaram a exigir esta semana, após o governo sinalizar com 10% de ganho real, parcelados em quatro anos, sendo 4% em 2019 e 2% nos demais anos.
Segundo nota oficial do movimento unificado, o secretário Fabrício Marques Santos solicitou mais um prazo para realizar estudos mais detalhados sobre o assunto, sobretudo em relação a um maior percentual possível a ser dado no mês de Janeiro de 2019, como forma de reenquadramento do subsidio do militar. E a próxima reunião ficou marcada para as 8h da terça- feira (24), na Seplag.
FORÇA TAREFA MINADA

PROGRAMA DE RENAN FILHO PAROU TOTALMENTE NO INTERIOR DE ALAGOAS
O Governo de Alagoas escondeu os dados oficiais do boicote militar solicitados pelo Diário do Poder às assessorias da PM e da Secretaria de Comunicação. Mas a reportagem apurou que durante esta última semana, a mobilização de boicote à Força Tarefa atingiu adesão de 100% no interior do Estado. E só não atingiu adesão total na capital, porque militares do Bope seguiram inscritos no serviço voluntário, apesar de evitarem rodar com as viaturas amarelas da Força Tarefa, programa utilizado como modelo pelo governo de Renan Filho.
As tropas têm adotado o discurso de que cansaram de servir de manequim para propaganda do pré-candidato à reeleição Renan Filho, sem ter uma valorização salarial justa, depois de retirar Alagoas do topo do ranking nacional de mortes violentas, em 2015. 
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já anunciou que irá à Justiça contra o aquartelamento, que é proibido pela Constituição Federal e pode ser tratado como crime de motim. Ainda assim, a tropa mantém a previsão se aquartelar como nosso último recurso, após ter levado três mil militares para rejeitar a proposta de Renan Filho, diante da sede do governo de Alagoas, em assembleia geral realizada na última terça-feira (17).
O movimento iniciou as negociações cobrando 10,67% de reposição de perdas salariais com a inflação medida pelo IPCA, em 2015, mais 2,95% de 2017, o que somaria 13,62%, para serem repostos e aplicados esse ano. Mas radicalizou com ameaça de aquartelamento, após o governo sinalizar com apenas 3,8%, na semana passada, que passou para 6% e os 10%, divididos em quatro vezes.
O secretário Fabrício reforçou que a sugestão do reajuste de 10% preserva todos os reajustes que serão concedidos à totalidade dos servidores, durante o aumento escalonado em quatro anos..