quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Polícia prende 'quadrilha da dinamite' com base em Londrina

Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Apucarana apresentou na manhã desta quinta-feira (4) integrantes de duas quadrilhas envolvidas nas explosões e arrombamentos de caixas eletrônicos em agências bancárias de municípios do Norte e Noroeste do Paraná. 

As investigações que começaram há três meses foram realizadas pelos setores de inteligência da Polícia Civil de Apucarana e da Polícia Militar de Londrina, que efetuou as prisões dos criminosos. Segundo o delegado, a quadrilha foi responsável por roubos em agências bancárias na 
cidades de Califórnia, Ibiporã, Rio bom e Jaguapitã. 
Segundo o delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) e coordenador da força-tarefaresponsável por investigar os furtos em caixas eletrônicos, José Aparecido Jacovós, a 'quadrilha da dinamite' tinha base em Londrina, onde escondiam explosivos, coletes balísticos, armas calibre 9mm e fuzis automáticos em uma casa localizada na zona leste da cidade. 

De acordo com o delegado, a quadrilha era chefiada por Rodinaldo Vieira Matias, conhecido como "Peruca". Ele morreu no último sábado (2), em Ibiporã, após ser baleado durante confronto com a polícia. Cinco integrantes da quadrilha foram presos, sendo que Wilians Donier dos Santos encontra-se hospitalizado. Dorival Pereira Barbosa, Cleiton Montovani estão foragidos. Um adolescente conhecido como "Piu" também integrava a organização criminosa. 


"Um kit de primeiros socorros também foi apreendido. Descobrimos que eles levavam o kit para agências bancárias como prevenção, caso algum membro da quadrilha viesse a sofrer ferimentos durante a explosão", informou Jacovós. 

'Quadrilha do maçarico' 

A organização criminosa de Londrina ainda tinha ligação com a 'quadrilha do maçarico' com base nacidade de Joinville (SC). "Eles trocavam informações sobre as agências bancárias", afirmou o delegado. O grupo realizou o arrombamento de caixas eletrônicos nas cidades de São João do Ivai, Godoi Moreira, Lunardeli e São Pedro do Ivai. 

O chefe da quadrilha, Cezar Augusto Lorenzetti Hutz, e mais três elementos foram detidos durante a investigação. Daniel Rosa Silveira Junior e Elias Caleffi são considerados foragidos. A polícia também apreendeu coletes balísticos, maçaricos, pés de cabra e veículos utilizados pela quadrilha durante os assaltos.

bonde.com