segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pacto pela educação melhora qualidade de ensino das escolas municipais de Rosário do Ivaí.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. O Município de Rosário do Ivaí sustenta este compromisso desde o ano passado, quando promoveu a formação de professores.
De lá para cá, vários projetos foram desenvolvidos nas áreas de português e matemática, visando capacitar os professores para que as aulas sejam mais atrativas e que os alunos possam aprender de forma dinâmica e prazerosa. Todos os projetos acontecem através do trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Educação, utilizando o espaço do Centro Cultural, dentro da proposta do Pacto.
Os professores da rede municipal participaram de formação continuada com a Orientadora Cristiane Proença e da Coordenadora local Valéria Dourado. As praticas desenvolvidas durante as aulas chamaram a atenção de todos os presentes e colaboraram para a construção de novas atividades para serem trabalhadas no ambiente escolar, incentivando a leitura. E tem dado certo”, afirma a secretária de Educação, Maria Aparecida Fernandes que notou uma evolução positiva por parte dos alunos.
Matemática – Novas Propostas
Para que a matemática se torne mais atraente as crianças, inovações foram propostas em projeto e bancadas integralmente pelo Governo Municipal, que fez a aquisição de grande quantidade de materiais pedagógicos. A Coordenadora Valéria e a Orientadora Cristiane, seguindo as diretrizes do Pacto, recebendo capacitação continuada, desenvolveram jogos matemáticos que colaboram para melhor aprendizagem. “As funções psicológicas e superiores são mais desenvolvidas com este trabalho”.