terça-feira, 20 de setembro de 2022

Pesquisa eleitoral: Lula vai a 47% e Bolsonaro mantém 31%, aponta Ipec















A pesquisa eleitoral 2022 Ipec, divulgada na noite desta segunda-feira (19), aponta uma oscilação positiva nas intenções de voto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à presidência da República, que agora tem 47%. Jair Bolsonaro (PL), atual presidente e candidato à reeleição, permanece em um cenário de estabilidade e aparece com 31%.

Os resultados da pesquisa espontânea para o 1º turno das eleições foi anunciada durante o Jornal Nacional, da TV Globo. Essa foi a 5ª rodada do levantamento.

No levantamento anterior, divulgado em 12 de setembro, Lula apareceu com 46% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha 31%. Ciro tinha com 7% e Simome, 4%.

O Ipec ouviu 3.008 brasileiros em 17 e 18 de setembro, em 181 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando o índice de confiança de 95%. A sondagem foi contratada pela TV Globo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR- 00073/2022.

Outra candidata que pontuou nesta rodada foi a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), que segue com 1%. Os que pretendem votar em branco ou nulo agora somam 5%, e os que não sabem são 4%.

Os candidatos Felipe d'Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Quando considerados os votos válidos, excluindo brancos ou nulos, o petista flutuou de 51% para 52%, enquanto o atual mandatário variou de 35% para 34%.

Um candidato precisa superar os 50% nessa métrica para vencer em primeiro turno. Considerando a margem de erro do levantamento, portanto, segue imprevisível a possibilidade de vitória na primeira votação.