quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Deputados pedem cassação de Douglas Garcia na Assembleia de SP após ofensas a jornalista


 












Os deputados estaduais Emídio de Souza (PT-SP) e Paulo Fiorilo (PT-SP) protocolaram um pedido de cassação do mandato de Douglas Garcia (Republicanos-SP) na Assembleia Legislativa de SP. O pedido ocorre após Garcia hostilizar a jornalista Vera Magalhães na noite de terça-feira, 13, nos bastidores da TV Cultura.

De forma truculenta, o deputado estadual abordou Vera no final do debate ao governo do Estado de São Paulo e afirmou que ela era "uma vergonha para o jornalismo brasileiro", ecoando a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro debate presidencial da campanha, na Band TV, ocorrido no dia 28 de agosto.
Nas redes sociais, Souza e Fiorilo comentaram o caso. "Basta! Vamos por fim a esse tipo de agressão covarde que nossa sociedade não pode mais tolerar", disse Souza. "Nojo desse tipo de pessoa que se esconde na imunidade parlamentar para intimidar e agredir", afirmou Fiorilo.

O ex-prefeito e candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), também cobrou a cassação em suas redes sociais. "Deputado que agride ou assedia jornalista deve ser cassado por falta de decoro. Vamos transformar a Assembleia Legislativa de SP em território livre da misoginia", afirmou o petista em seu perfil no Twitter.

O ocorrido na noite de terça-feira, no entanto, está longe de ser a primeira polêmica de Douglas Garcia. O parlamentar bolsonarista foi condenado por vazar dados pessoais de opositores, teve seu mandato suspenso por veicular informações falsas e foi advertido pelo Conselho de Ética da Alesp após fazer declarações transfóbicas.

Seu convidado no debate de ontem, o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) condenou as falas de Garcia e afirmou, em suas redes sociais, que "essa é uma atitude incompatível com a democracia e não condiz com o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa".