sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Primeira criança vacinada no Brasil é indígena de 8 anos em SP

 


A primeira criança vacinada no Brasil é Davi Xavante, de 8 anos, indígena e morador de Piracicaba. Ele recebeu a primeira dose da Pfizer na tarde desta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas. O governador, João Doria (PSDB), acompanhou o momento.

Natural de Mato Grosso, Davi vive em Piracicaba, no interior paulista, há um ano. Ele se mudou para São Paulo para fazer um tratamento no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Ele é a primeira criança entre 5 e 11 anos a receber o imunizante no país. Outras crianças foram vacinadas no evento, com deficiência, com comorbidades e também quilombolas.

O pai de Davi, Cacique Jurandir Siridiwê, da tribo Xavante, agradeceu ao governador João Doria e lembrou a todos sobre a importância da vacinação e do uso da máscara.

Doria lembrou que, há quase um ano, o Brasil vacinada a primeira pessoa no país, a enfermeira Monica Calazans, também no Hospital das Clínicas.

Na última quinta-feira (13), o primeiro lote, com 1,2 milhão de vacinas da Pfizer chegou ao Brasil. No próximo domingo (16), um novo carregamento com 1,8 milhões de doses será entregue ao país. Até o fim de janeiro, serão 4,3 milhões de doses. O acordo entre Pfizer e Ministério da Saúde prevê a compra de 20 milhões de doses, que chegarão até o fim de março. A aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos terá intervalo de 8 semanas entre as doses.

No entanto, o Brasil precisaria de mais de 40 milhões de doses para imunizar todas as crianças entre 5 e 11 anos. O governo paulista tem a expectativa que, na próxima semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere o uso da CoronaVac para esta faixa etária.

"Temos 15 milhões de doses da vacina no Butantan, prontas, disponíveis para iniciar a vacinação em uma escala muito maior que, até o presente momento, estão prevista pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde", disse Doria em coletiva de imprensa.