segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Nevasca no Paquistão: mais de 20 pessoas morrem presas em carros














Ao menos 20 pessoas morreram, surpreendidas por uma nevasca, presas em seus carros, em um gigantesco engarrafamento causado por dezenas de milhares de turistas que buscavam aproveitar a neve na cidade montanhosa de Murree, cerca de 70 km ao Nordeste da capital paquistanesa , Islamabad.

Segundo a polícia, ao menos oito pessoas morreram congeladas dentro de seus veículos. Ainda não se sabe se as outras vítimas também morreram em decorrência do frio ou sufocadas após inalarem gases no engarrafamento.

O ministro do Interior, Sheij Rashid, mobilizou militares para limparem as estradas e socorrerem os milhares de motoristas e passageiros ainda presos perto de Murree.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram carros no congestionamento com um metro de neve acumulada nos tetos.

"A intensa nevasca provocou um engarrafamento enorme e o fechamento das estradas", explicou por telefone à AFP um turista, Babar Khan, que ficou preso por horas, acrescentando que a queda de árvores agravou ainda mais a condição das vias.

O serviço de meteorologia do Paquistão informou que há previsão de nevascas intensas na região até domingo à tarde. As nevascas das últimas 48 horas bateram recordes de décadas.

Durante dias, as redes sociais do Paquistão estiveram cheias de imagens e vídeos de pessoas se divertindo com a neve perto de Murree, um centro turístico construído pelos britânicos no século 19 que foi usado como sanatório para suas tropas coloniais.