quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Pfizer pede à Anvisa inclusão de 3ª dose de vacina contra a covid para todos os maiores de 12 anos

 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta terça-feira (28/9), a solicitação da farmacêutica Pfizer para alterar a posologia da sua vacina contra a COVID-19. A solicitação tem como intuito a aprovação do uso da 3ª dose do imunizante. Atualmente, a bula só prevê aplicações de duas doses da vacina.

A empresa quer que seja avaliada a aplicação de uma terceira dose do seu imunizante de forma homóloga, ou seja, a aplicação de uma 3ª dose em todos que já receberam duas doses do imunizante há pelo menos 6 meses.O prazo de avaliação do pedido é de 30 dias, desde que não haja a necessidade de esclarecimentos adicionais. O pedido do uso da 3ª dose da farmacêutica engloba as faixas etárias acima de 12 anos.

De acordo com a agência sanitária, para que haja alteração na bula de qualquer medicamento ou vacina, os estudos clínicos devem ser aprovados previamente por agências reguladoras e seguir com procedimentos de Boas Práticas Clínicas. Durante a avaliação, a Anvisa pode ainda fazer exigências técnicas ou solicitar adequações ao laboratório.

Estado de Minas