domingo, 26 de setembro de 2021

Imigrantes brasileiros são encontrados em carroceria de caminhão na fronteira entre EUA e México












,


Agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês), no Texas, encontraram 49 imigrantes ilegais dentro da carroceria de um caminhão. Havia brasileiros no grupo, mas o número exato de naturais do Brasil não foi divulgado.

O flagrante ocorreu em 16 de setembro mas comunicado pelas autoridades norte-americanas nesta terça-feira. Além de brasileiros, havia pessoas do Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru escondidos no caminhão.

O veículo foi interceptado durante uma operação no posto de controle de imigração, em Sierra Blanca, no Texas. "Os agentes abriram as portas do trailer e observaram vários migrantes sem documentos na área de carga", informou o CBP.

As operações de checkpoint são vitais para monitorar as atividades ilegais para os Estados Unidos — disse o chefe do setor de patrulha, Sean L. McGoffin. — Os agentes foram capazes de identificar positivamente um grande esquema de contrabando, salvando vários indivíduos de uma situação potencialmente perigosa — acrescentou.

O motorista do caminhão possuía visto americano. Ele foi entregue à polícia e responderá na Justiça. Todos os imigrantes sem documentos foram avaliados clinicamente e também serão processados.