terça-feira, 13 de julho de 2021

Desafio do retorno é reduzir danos na aprendizagem

 


Autoridades de Educação pública de todo o País preparam o terreno, com atraso, para a volta às aulas presenciais neste segundo semestre. Especialistas estimam em 4 anos o período de atraso no aprendizado das crianças e adolescentes sem aulas na pandemia. 

Apesar da inclusão dos professores nos grupos de vacinação, sindicalistas atrasados ainda ameaçam greve contra a volta às aulas em São Paulo e no Distrito Federal, cujos governadores, após a vacinação, ordenaram a retomada.

Passando vergonha

O ministro Milton Ribeiro (Educação) disse haver passado vergonha, em evento interacional: só o Brasil mantém escolas fechadas há 450 dias.

Coisa de país rico

Todas as tentativas de volta às aulas no setor público esbarraram na pressão dos sindicatos. O setor privado não pôde se dar a esse luxo.

Desigualdade maior

A escola privada voltou há dez meses, mas escola pública lavou as mãos para alunos pobres que precisam de educação para melhorar de vida.

Comissão técnica

Os ministros da Educação e da Saúde anunciaram a edição de uma portaria conjunta definindo o protocolo de segurança para a retomada.