quarta-feira, 28 de julho de 2021

Chuva congelada é registrada em cidade do centro-oeste do Paraná, confirma meteorologia

 


Moradores de Araruna, na região centro-oeste do Paraná, registraram, nesta quarta-feira (28), imagens da chuva congelada que caiu na cidade. O fenômeno foi confirmado pela Somar Meteorologia.

Os registros foram feitos no início da manhã. De acordo com a Somar, em Campo Mourão, que fica 21 quilômetros de distância de Araruna, às 5h os termômetros registraram 2,3°C. Três horas depois, às 8h, a temperatura estava em 3°C, com sensação térmica de -3.3°C.

A chuva congelada é confirmada quando as gotas de chuva congelam ao tocarem a superfície gelada, como foi o caso de Araruna, segundo a meteorologista Doris Palma. Com isso, pequenos cristais de gele se formam. Além do solo gelado, a atmosfera precisa estar resfriada.

Esse tipo de chuva pode ser confundida com a chuva de granizo. A diferença é que as pedras de gelo se forma dentro de nuvens de grande extensão vertical, as chamadas cumulonimbus, e podem cair tanto em dias quentes quanto frios.

Na chuva de granizo, as pedras de gelo caem porque ficam pesadas e as correntes ascendentes que existem dentro das nuvens não conseguem mais sustentá-las no ar.

Já a neve é registrada quando a temperatura de toda a atmosfera está próxima ou abaixo de 0°C e os flocos são formados na nuvem. Também é necessário o clima esteja úmido, com previsão de chuva.