quinta-feira, 29 de julho de 2021

Reforma tributária fará super-ricos pagarem mais impostos, afirma Paulo Guedes


 











O Ministro da Economia Paulo Guedes afirmou em entrevista nesta quarta-feira (28), em Brasília, que um dos objetivos da reforma tributária é fazer com que os cidadãos mais ricos do país paguem mais no imposto de renda sobre lucros e dividendos.

“Há 25 anos, os cidadãos mais ricos do Brasil não pagavam o imposto de renda sobre lucros e dividendos, então nós justamente colocamos esse imposto”, disse Guedes. “Então, nós estamos dizendo: os super ricos vão pagar esses impostos e nós vamos justamente aliviar 32 milhões de assalariados contribuintes que pagavam e estão pagando menos. Os super ricos pagam mais”, completou o ministro.

Segundo Guedes, os empresários alegam que já realizam o pagamento dos impostos via empresas. No entanto, o ministro afirma que tem como objetivo reduzir as tributações das empresas. “Não queremos que vocês paguem nas empresas, nós queremos o contrário: reduzir tributações nas empresas. A tributação das empresas cai de 34% para 24% já. Nós chegamos na média da OCDE que é em torno de 23 e 24”, explicou Guedes.

Segundo ele, as medidas devem entrar em rigor prontamente. “Vamos baixar imediatamente 10%. Essa é a ideia da reforma tributária também. O relator que está completamente afinado conosco […] fala em termos de 20 até 30 bilhões de queda de arrecadação, cumprindo a nossa promessa de que nós não vamos aumentar os impostos”, disse.

“Na relatoria dele está prevista até uma queda de 30 bilhões. O que está acontecendo é que o Brasil está crescendo mais rápido, a arrecadação está vindo mais forte e nós estamos transformando isso justamente nessa folga de 30 bilhões que haveria”, concluiu.

CNN Brasil