quinta-feira, 29 de julho de 2021

Produtos impróprios para consumo são encontrados em padaria

 


A Prefeitura de Maringá, no Paraná, interditou na manhã desta quarta-feira (28) uma panificadora na Zona Sul da cidade. Aproximadamente 200 quilos de produtos foram apreendidos ou descartados.

A ação integrada entre Procon e Vigilância Sanitária interditou parcialmente o local por 90 dias.

O estabelecimento poderá atender clientes, mas está com atividades suspensas nas áreas de manipulação e conservação de alimentos.  

Eles estavam sem rastreabilidade (sem data de fabricação, de validade ou origem), avariados, deteriorados, vencidos ou armazenados de maneira inadequada.

O proprietário e o gerente acompanharam a vistoria e receberam diversas orientações para voltarem a operar normalmente. Entre elas, reformar o piso, parede e teto, remover alguns materiais e utensílios, fazer uma limpeza rigorosa, entre outros procedimentos nas áreas interditadas. 

Tanto o Procon quanto a Vigilância Sanitária autuarão a panificadora. Procedimentos internos ainda estão em andamento nos dois órgãos públicos. 

 A operação foi motivada por uma denúncia no Procon. O trabalho de interdição previne problemas mais sérios já que o consumo de alimentos sem procedência ou vencidos pode colocar em risco a saúde da população, também visa garantir os melhores serviços, produtos e atendimentos para os consumidores.

Nos últimos meses foram realizadas outras operações que resultaram em interdições, até com mandados de busca e apreensão da Polícia Civil. Como em açougue, distribuidora de frios, de suplementos alimentares, entre outros.