domingo, 5 de julho de 2020

Veja levanta bandeira branca para Bolsonaro



A velha mídia, aos poucos, vai pedindo água para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No bom e velho português, os barões da comunicação estão pedindo arrego para o Palácio do Planalto.

O movimento de ‘afrouxamento de tanga’ começou com o Globo, que, em editorial, propôs uma frente democrática com Bolsonaro.

Depois foi a vez da ‘frente ampla’ de centro-direita organizada pelo ex-presidente FHC, que, em suas lives, recusa-se a derrubar as atrocidades de Bolsonaro.

Os barões da velha mídia “perderam” todos os embates que empreenderam contra o presidente, haja vista a aprovação do dito cujo nas pesquisas.

“Diante de dezenas de pedidos de impeachment, investigações que ameaçam desestabilizar seu mandato e rejeição ao desempenho que apresenta à frente do país, Bolsonaro finalmente decidiu mudar de estratégia”, despistou a Veja, ao levantar a bandeira branca.

Em um mais um lance de desonestidade intelectual, a publicação da Abril atribuiu ao trôpego presidente da República a iniciativa de pedir água.

O leitor do Blog do Esmael, há dias, vem acompanhando esse afrouxamento dos jornalões.

“Num movimento acertado, escalou ministros para tentar desanuviar a relação com o Judiciário, cortejou líderes do Congresso, afastou-se de seu núcleo de apoio mais radical e até conteve sua pregação autoritária, inclusive nas redes sociais. O próprio presidente conversou pessoalmente com um integrante do STF — e dele ouviu que manifestações consideradas antidemocráticas poderiam provocar protestos contra o governo, o que de fato aconteceu em algumas cidades”, elogiou a revista Veja em matéria de capa.

A velha mídia luta por blindar a política econômica neoliberal de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. A ideia é extrair leite de pedra, isto é, arrancar o sangue do povo em plena pandemia de coronavírus.

Quando oposição e alguns veículos de imprensa, num lapso de patriotismo, se levantarem contra as atrocidades de Guedes e Bolsonaro na economia, com certeza, a maioria dos integrantes desse governo irá para a penitenciária.

Portanto, a bandeira branca levantada pela Veja, simbolicamente, significa que o erário continua em risco.

O pedido de paz, na capa, esta semana, coincidiu com a privatização da água pelo governo e Congresso Nacional.