domingo, 2 de fevereiro de 2020

MP pede júri popular para motorista acusado de matar seis pessoas em acidente em Balsa Nova



O Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu que o motorista Jeferson Borsato,  réu por homicídio qualificado por motivo torpe e sem chance de defesa, acusado de causar um acidente que matou seis pessoas na BR-277, na serra de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, em 25 de maio de 2017, vá a júri popular.
Nas alegações finais, o promotor Eduardo Labruna Daiha, ao defender a tese de homicídio com dolo eventual, duplamente qualificado, diz que o histórico registrado no disco do tacógrafo do caminhão "indica um padrão de hábito na condução do veículo", que revelou velocidades médias acima dos 100 km/h, ou seja, acima da velocidade permitida.  Além do mais, a perícia flagrou problemas de manutenção no sistema de freios do caminhão, embora o motorista tenha alegado que fez revisão um mês antes.
O caminhão dirigido por Borsato não conseguiu frear. Foram três caminhões e cinco carros envolvidos no acidente. Entre as vítimas, em um carro prensado estava uma criança de seis anos e uma adolescente de 13.
Na fase de instrução do processo, foram ouvidas sete testemunhas de defesa e cinco de acusação. Formalmente, o advogado assistente da acusação e o que defende o réu também precisam apresentar as alegações finais. Para depois, o juiz do caso tomar uma decisão.