sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Após novo anúncio de redução de preço nas refinarias, postos afirmam que distribuidoras represam quedas nos preços, que não chegam às revendas



O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos) ressaltou na tarde desta quinta-feira, 6, que as distribuidoras não estão repassando integralmente às revendas as reduções de preços anunciadas pela Petrobrás nas refinarias.

Segundo o presidente da entidade, Antonio Cardoso Sales, as distribuidoras têm represado estas reduções, que levam um tempo “considerável” para efetivamente chegarem aos postos que, só então, podem repassá-las ao consumidor.

“Nesta quinta-feira mesmo, a Petrobras anunciou uma redução que deveria ter um impacto de cinco centavos e meio em cada litro de gasolina. Acontece que, por enquanto, temos notícias de que, no máximo, as companhias estão repassando uma média de apenas três centavos. 


A possibilidade de reduzir para o consumidor está diretamente ligado ao que for reduzido para os revendedores. Agora, numa realidade em que três distribuidoras concentram 70% do mercado de combustíveis do país, este represamento deixa a imensa maioria das revendas numa posição muito delicada. Importante também dizer que preços altos reduzem as vendas o que, para nós é negativo demais”, afirma Sales.