domingo, 8 de abril de 2018

VERGONHA......Vereador e secretário de Obras de Virmond são presos por uso de máquinas da prefeitura em obra particular.

Três caminhões, uma escavadeira e três servidores da Secretaria de Obras do Virmond estavam trabalhando em uma obra particular, segundo a Polícia Civil (Foto: Polícia Civil do Paraná/Divulgação)

O secretário de Obras de Virmond, na região central do Paraná, e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade foram presos por usarem as máquinas da prefeitura em uma obra particular, segundo a Polícia Civil.

De acordo com o delegado Igor Rabel Corso, de Cantagalo, na mesma região do estado, ele recebeu a denúncia por volta das 13h de quarta-feira (4) e, acompanhado de um investigador, foi até uma obra em uma chácara na região do Rio Tapera, onde encontrou o presidente da Câmara Nicolau Russen, de 56 anos, usando o maquinário do município.

Corso disse que havia três caminhões, uma pá escavadeira e três servidores públicos da Secretaria de Obras no local, construindo um estacionamento e aplanando um terreno. O vereador foi preso em flagrante.

Em seguida, a polícia seguiu até a prefeitura, onde o secretário de Obras, Celso Timm, de 52 anos, confirmou ter liberado as máquinas e os funcionários para Russen. Timm também foi preso em flagrante.

“Eles não tinham formalizado nada, [o secretário] só tinha liberado [o uso das máquinas]”, explicou o delegado.Ambos foram encaminhados para a delegacia, onde ficaram em silêncio.

Após as prisões, o delegado determinou que as máquinas voltassem para as dependências da prefeitura.

Na tarde desta sexta-feira (6), os dois permaneciam presos na carceragem da Delegacia de Laranjeiras do Sul, também na região central do estado.


Conforme o delegado, a audiência de custódia foi realizada no mesmo dia da prisão. O juiz homologou o flagrante e pediu a manifestação do Ministério Público.

Até a tarde desta sexta, ainda segundo Corso, não havia uma decisão da Justiça sobre a manutenção da prisão ou sobre a liberação dos suspeitos.

O delegado explicou que os dois devem responder pelo crime de peculato, que é a apropriação de dinheiro ou de bens públicos. As investigações sobre o caso seguem em andamento.