domingo, 15 de abril de 2018

TRUMP DIZ QUE MISSÃO FOI CUMPRIDA, EM ATAQUE CONTRA TRÊS ALVOS NA SÍRIA



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou o Twitter neste sábado (14) para agradecer à França e ao Reino Unido pela "sabedoria" e pelo poder militar no ataque conjunto de ontem contra a Síria. Em duas mensagens na rede social, Trump exaltou o ataque como “perfeitamente executado” e disse que a missão foi cumprida, nas ofensivas iniciadas por volta das 21h de Washington, às 22h, no horário de Brasília, e na madrugada na Síria.
Três alvos foram atingidos, segundo o Pentágono: um centro de pesquisa e produção de armas químicas e biológicas em Damasco, um armazém de armas químicas em Homs, a leste de Damasco – onde os EUA acreditam que havia estoques de gás sarin – e uma base na mesma cidade que também teria armas químicas.
"Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de seus excelentes exércitos. Não poderia haver resultado melhor. Missão cumprida!", disse uma das mensagens.
No outro post, Trump afirmou: "Estou muito orgulhoso do nosso exército que será, depois de investidos bilhões de dólares aprovados, o melhor que o nosso país já teve. Não haverá nada, ou ninguém, sequer próximo!"
CONFRONTO
O Pentágono afirma que foram disparados 105 mísseis contra os três alvos na Síria, que reagiu com sistemas de defesa. Os EUA negam a interceptações de mísseis, enquanto Forças Armadas da Síria falam que a maioria dos “110 mísseis disparados contra o país” foi interceptada, segundo a CNN.
O Ministro da Defesa do Reino Unido informou que foram usados mísseis do tipo Shadow, desta vez, no ataque que duplicou o poder de fogo da reação a outro ataque químico atribuído ao regime de Assad que deixou 86 mortos, no ano passado, quando 59 mísseis Tomahawk foram disparados contra uma base aérea do país. (Com informações do G1)