
Um condenado por falsificar diplomas tem distribuído homenagens a famosos, políticos e juristas pelo País. Faustino da Rosa Junior é ainda dono de uma faculdade com credencial vencida. E é em nome dela que ele o advogado distribui diplomas de doutor honoris causa. Além da auto-promoção, Faustino busca notoriedade nacional distribuindo
As honrarias são entregues em nome da Faculdade Centro Sul do Paraná (Facspar). Em frequentes entrevistas, o advogado costuma dizer que o Grupo Educacional Facinepe é líder do gênero no país, com 6 mil alunos.
MEC
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a honraria é um título honorífico e não regulamentado. É tradicionalmente ofertado a pessoas de destaque por universidades de prestígio e com programa regular de doutorado. A Facspar não se enquadra em nenhum dos casos. É uma faculdade inativa, nunca graduou estudantes, muito menos formou doutores. O MEC informa que não há vedação legal à entrega desses diplomas, "ressalvada a hipótese de sua utilização de forma a induzir outras pessoas a erro sobre a real natureza do título, desvio que poderia ensejar reparação nas esferas penal e civil".
(Com informações do Zero Hora)