quinta-feira, 16 de março de 2023

Saúde de Lidianópolis registra dois casos de meningite viral


 














A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, registrou dois casos de meningite viral em Lidianópolis. Os casos foram em duas escolas diferentes em crianças com grau de parentesco.

A notícia causou preocupação em pais de alunos que temem a contaminação de seus filhos e alguns não estão enviando os filhos para as escolas municipais.

O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Zanoni, tranquilizou os pais, explicando que a meningite viral é uma das mais comuns e normalmente não apresenta grandes complicações, “exceto em pacientes com o sistema imunológico comprometido”.

O secretário explicou ainda, que a meningite bacteriana é mais grave e pode levar à morte se não for tratada com rapidez. Além disso, ela pode ser transmitida pela via respiratória, o que não é o caso de Lidianópolis.

Com relação aos casos de meningite viral registrados na cidade, todos foram e estão sendo acompanhados pela equipe de Saúde do município, além de que foram tomadas todas as providências necessárias, que seguem os protocolos da SESA – Secretaria de Estado da Saúde.

Para prevenir a meningite, o secretário recomendou algumas medidas simples, semelhantes às que previnem a gripe, como lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e evitar aglomerações em locais fechados.

Thiago reforçou que as demais orientações estão sendo repassadas diretamente pela escola e pela Secretaria Municipal de Saúde, e pediu para que a população mantenha a calma e siga as recomendações.

Sintomas de meningite viral:dor de cabeça;
rigidez na nuca;
dificuldade para encostar o queixo no peito;
febre;mal-estar;
irritabilidade;
sensibilidade à luz;
náuseas.