segunda-feira, 13 de março de 2023

Queda de investimentos, menos crédito e desemprego: os efeitos negativos dos juros altos para a economia


 











A alta dos juros traz consequências negativas para a economia como o encarecimento do crédito para pessoas físicas e empresas, gerando dificuldade em investimentos e contratações. Nesse cenário, como em um “efeito dominó”, pode acarretar aumento do desemprego e a redução do ritmo da atividade econômica de forma geral, segundo especialistas consultados pela CNN.

“Diminui a atividade produtiva, aumenta o custo do crédito, fica mais caro solicitar dinheiro para compra de bens e serviços. Consequentemente diminui a produção, a demanda e desacelera a economia”, diz José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos.

Atualmente, a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%, patamar mais alto desde 2016.

O aumento dos juros é a ferramenta usada pelo Banco Central para conter a inflação. Apesar dos efeitos colaterais que podem ter na economia, economistas defendem que é um remédio necessário e uma redução forçada das taxas teria o efeito contrário nos preços.

“Antes de mais nada é importante entender motivo pelo qual o Banco Central sobe juros. Sobe por uma razão específica que é reduzir a inflação. Ele tem de reduzir a demanda. As consequências negativas são os mecanismos de funcionamento para que a inflação recue. Sem essas consequências, a inflação sobe e isso dificulta a vida dos consumidores e produtores”, pondera Thais Zara, economista da LCA Consultores.

Além da taxa nominal elevada, o Brasil continua sendo o país com um dos juros reais mais altos do mundo. O ranking foi elaborado pela gestora Infinity Asset Management, que acompanha um grupo das 40 principais economias globais. Os juros reais são a taxa de juros corrente descontada a inflação.

A lista dos maiores juros reais é liderada por outros países latinos que vêm logo na sequência do Brasil: no México, a taxa descontada da inflação está em 5,5%, no Chile é 4,7% e, na Colômbia, 3%.

CNN Brasil