sexta-feira, 10 de março de 2023

Mais de 100 pessoas procuraram o hemonúcleo em prol das vítimas do acidente entre Ônibus e Trem.


 






















Em meio à tragédia em Jandaia do Sul a solidariedade se fez presente. Após o apelo do hemonúcleo de Apucarana por doações de sangue em prol das vítimas do acidente entre trem e ônibus escolar, mais de 100 pessoas procuraram a unidade na quinta-feira (9) e na manhã desta sexta-feira (10), já tinha doadores por lá.

A assistente social Marta Maria Galvão Harder informou que no total, 124 pessoas compareceram na unidade, foram realizadas 100 doações e 47 eram de sangue O negativo. A orientação é para que doadores de sangue O negativo, esperem um novo chamamento.

“Um número muito expressivo de doações que já suprimiu a nossa demanda emergencial, já nos deu segurança para atender às vítimas. Quero pedir para os doadores de O negativo aguardar um pouco, pois as bolsas de sangue tem validade, cinco dias, e para não perder, pedimos para aguardar um pouco, se for necessário convocaremos mais”, explica.

Na manhã desta sexta, mais de 20 pessoas já estavam por lá. “Temos já essas pessoas para atender e fora atender aquelas que já agendamos. Em meio dessa tragédia, essa solidariedade nos surpreendeu e foi bonito de ver. Pessoas da cidade, de toda região, não era um dia de atendimento de doações, estávamos sem médico, a regional de saúde mandou um, a prefeitura de Apucarana dois, Arapongas mandou, para hoje, Borrazópolis mandará, servidores aposentados vieram ajudar, servidores que atuam em outros setores. Muito triste a situação, estamos todos comovidos com a tragédia, em luto, mas foi bonito de ver a união, a solidariedade das pessoas”, detalha.

Nesta sexta o atendimento no hemonúcleo acontece das 8h às 11h e depois, das 13h às 16h. O telefone para agendar doações é (43) 3420-4200. “Importante lembrar, homens que doaram só podem doar novamente em 60 dias, mulheres, 90. O sangue tem prazo de validade, por isso, importante agora agendar a doação, aguardar um novo chamamento”, finaliza.