quarta-feira, 1 de março de 2023

Lula promete “Desenrola” e lei de equidade salarial para a próxima semana


 










Lula prometeu para a semana que vem a apresentação do “Desenrola”, um programa de renegociação de débitos voltada à recuperação do mercado de crédito das famílias endividadas. O programa estaria sendo tocado pelo gabinete de Fernando Haddad, na Fazenda, com o aval do presidente.

Em evento no Palácio do Planalto onde reinstalou o Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Lula disse que concluiu conversas com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), bancos públicos e empresários, para “fazer com que pessoas se livrem da dívida e possam voltar a ser cidadãos plenos, com direitos a adquirir crédito.”

Ele ainda prometeu que, no dia 8 de março – quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres – o governo deve apresentar uma proposta legal obrigando “definitivamente” a paridade salarial entre homens e mulheres, quando cumpridas as mesmas funções de trabalho. A proposta seria parte do acordo que selou o apoio de Simone Tebet, quando esta ainda era candidata, a Lula.

“Toda hora que você vai procurar essa lei, parece que ela existe, mas há tantas nuances, tantas vírgulas, que tudo é feito para a mulher não tem o direito”, reclamou Lula em seu discurso. Ele não deixou claro, no entanto, sobre como o governo irá intervir na questão: se enviará um projeto de lei (PL) ou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) ao Congresso, ou se optará por uma Medida Provisória (MP).

O Antagonista