segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Substância tóxica vaza de trem e gera coluna de fogo e fumaça preta nos EUA


 













Um trem descarrilou perto da divisa entre Ohio e Pensilvânia, nos Estados Unidos, no início deste mês, causando um grande derramamento de cloreto de vinila, uma substância altamente inflamável e cancerígena. O acidente e o vazamento da substância obrigaram milhares de pessoas a saírem de suas casas.

A substância pegou fogo e liberou uma enorme coluna de fumaça preta e tóxica no ar. Imagens gravadas logo após o acidente mostram o tamanho do incêndio.

Entenda o que aconteceu:

-Um trem com 150 vagões descarrilou em Ohio no dia 3 de fevereiro.

-Cerca de 50 vagões saíram do trilho, sendo que 20 desses carregavam materiais perigosos.

-O acidente causou o vazamento de cloreto de vinila, material que explodiu, pegou fogo e liberou uma enorme coluna de fumaça preta no ar.

-O cloreto de vinila é um material altamente inflamável e cancerígeno, que pode ser mortal, causar queimaduras ou, se inalado, sérios danos ao pulmão.

-Cerca de 2 mil pessoas, num raio de 1,6 km do acidente, tiveram que sair de suas casas.

-Três dias depois, equipes de emergência atuaram para liberar a substância de 5 vagões que não vazaram ou queimaram no acidente.

-Essa liberação envolveu uma explosão e a queima controlada do produto, gerando novamente uma enorme coluna de fumaça.

-A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos acompanhou o trabalho e declarou que o impacto ao meio ambiente foi mínimo, mas que seguem monitorando o ar e a água da região.

-O governo local liberou as famílias a voltarem para suas casas, mas muitas estão com medo de se intoxicarem.

 

G1