quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O que é alimentação desordenada, que atinge 20% das crianças do mundo


 











Mais de 1 em cada 5 crianças e adolescentes em todo o mundo apresentam sinais de transtorno alimentar, de acordo com um novo estudo.

O estudo destaca um grave problema de saúde pública que muitas vezes é subnotificado e subestimado, de acordo com a meta-análise publicada na segunda-feira (20) na revista JAMA Pediatrics.

Os pesquisadores revisaram e analisaram 32 estudos de 16 países e descobriram que 22% das crianças e adolescentes apresentavam comportamentos alimentares desordenados. Esses números foram maiores entre meninas, adolescentes mais velhos e aqueles com maior índice de massa corporal, ou IMC, de acordo com o estudo.

A alimentação desordenada é semelhante em comportamento a um distúrbio alimentar – pode incluir regras alimentares rígidas sobre quanto uma pessoa come, o que está comendo e quanto está se exercitando em relação à comida, disse a terapeuta Jennifer Rollin, fundadora do The Eating Disorder Center em Rockville, Maryland, nos Estados Unidos.

Para alguém ser diagnosticado com um distúrbio alimentar, existem sintomas semelhantes, juntamente com um nível mais alto de rigidez, angústia e comprometimento da função vital, acrescentou ela. Comportamentos alimentares desordenados podem progredir para uma pessoa sendo diagnosticada com um distúrbio alimentar.

“No entanto, é importante observar que tanto a alimentação desordenada quanto os transtornos alimentares são sérios e merecem tratamento e ajuda profissional”, disse Jennifer por e-mail.

O comportamento alimentar desordenado pode ser subtratado porque as crianças podem esconder seus sintomas ou evitar procurar ajuda devido ao estigma, de acordo com o estudo.

CNN Brasil