domingo, 19 de fevereiro de 2023

Senadores pedem impeachment de Barroso por amizade com advogado de Lula


 













O ministro Alexandre de Moraes não é o único integrante do STF que já foi alvo de um pedido de impeachment protocolado no Senado Federal em 2023. Nesta sexta-feira (17), senadores protocolaram uma petição pedindo a destituição do ministro Luís Roberto Barroso. O pedido foi assinado por um grupo de senadores, dentre eles, Styvenson Valentim (PODEMOS-RN).

Além de Styvenson, o pedido é assinado por Eduardo Girão (Novo-CE), Carlos Heinze (PP-RS), Plínio Valério (PSDB-AM) e Carlos Viana (Podemos-MG). O ex-senador Lasier Martins (Podemos-RS) também assina o documento.

Na petição, eles defendem o impeachment citando como um dos motivos o fato de Barroso ter proximidade com o advogado Cristiano Zanin, que defende Lula em algumas ações, e não ter se declarado suspeito no julgamento do STF que retirou os casos da Lava Jato envolvendo o presidente da Vara Federal de Curitiba.

“Uma vez havendo esses destaques fáticos, Luís Roberto Barroso deveria ter se julgado suspeito, não contrariando o estabelecido no Código de Ritos e, de outra sorte, se eximindo de qualquer suspeita das partes”, dizem os senadores no pedido.

O grupo de senadores alega que Barroso deveria ser impichado por não se declarar suspeito em outros casos. Dentre elas, ao julgar como magistrado temas relacionados ao aborto e à descriminalização de drogas. As informações são do Metrópoles. 

96 FM Natal