quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Indígenas e Defensoria Pública pedem afastamento de presidente da Funai.

 


A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal de Brasília para pedir a saída de Marcelo Xavier da presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio). O documento foi elaborado em conjunto com a Defensoria Pública da União.

A ação apresenta uma série de violações jurídicas e administrativas cometidas por Xavier ao longo de sua gestão. “A permanência de Marcelo Augusto Xavier da Silva na presidência da Funai, semeando a destruição das estruturas estatais de proteção dos direitos indígenas, como se vê em diversos outros órgãos do atual Governo é a falência do Estado democrático de Direito.


Para o coordenador jurídico da Apib, Luiz Eloy Terena, a ação contra Xavier reforça a luta dos indígenas por direitos, pois a atual gestão da Funai prática “uma política indigenista totalmente voltada contra os povos indígenas”.

“A razão de se ter a Funai é justamente a existência dos povos indígenas e, portanto, promover a sua defesa e o que nós estamos vivenciando não é isso, a verdade é uma atuação totalmente contrária aos interesses e aos direitos dos povos indígenas”. 

A ação afirma que, durante a gestão de Marcelo Xavier, a Funai passou a retardar processos de demarcação de Terras Indígenas.