segunda-feira, 20 de julho de 2020

Renault aproveita pandemia para demitir em massa




A Renault quer cortar 800 vagas na fábrica de São José dos Pinhais. Alega a queda do mercado de veículos provocada pela crise da pandemia do coronavírus. A empresa propôs um Plano de Demissão Voluntária (PDV) que foi recusado em assembleia dos funcionários realizada na sexta-feira (17).

“A proposta é ruim para quem sai e para quem fica”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Na assembleia foi dado prazo até quarta-feira para que a montadora negocie uma nova proposta.

“A Renault está se aproveitando do momento para tirar vantagem e nós temos de resistir”, disse Butka. “Se a empresa quer demissões voluntárias deve oferecer um incentivo real, o que oferecendo é irrisório.” A Renault responde com ameaças. Diz que se não conseguir adesões, fará cortes aleatórios. O sindicato revida e promete greve se isso ocorrer.

A Renault produz os modelos Sandero Stepway, Logan, Kwid, Duster, Oroch, Master e Captour e também tem unidades de motores e injeção de alumínio.