terça-feira, 14 de abril de 2020

Polícia Civil prende suspeito de aplicar 'golpe do motoboy' em Curitiba. Veja como funciona



A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 28 anos, após aplicar um golpe em uma idosa, na última quinta-feira (8), em Curitiba. O suspeito integra um grupo criminoso suspeito de aplicar o “golpe do motoboy”. Ele foi flagrado em seu apartamento, situado no Centro, recebendo cartões bancários e demais documentos de terceiros.
Ao realizar buscas no local, os policiais civis encontraram cinco máquinas de passar cartão e um computador contendo dados pessoas e bancários de diversas vítimas.
O crime consiste em ludibriar, principalmente idosos, convencendo-os de que seus cartões bancários teriam sido clonados e deveriam ser entregues a instituição bancária, junto de documentos pessoais e informações de segurança.
A abordagem é feita através do telefone. Um integrante do bando fica responsável por efetuar a ligação passando-se por funcionário do banco do qual a vítima é correntista. Eles dizem para a vítima que seu cartão foi clonado e que criminosos já teriam inclusive realizado compras.
Nesse momento, aproveitam-se do desespero da vítima e pedem que o cartão seja entregue via motoboy, para que seja realizado o bloqueio e as supostas compras não reconhecidas sejam canceladas.
A vítima concorda, fornece dados pessoais e senhas, e entrega o cartão para outro integrante do bando, que se passa por motoboy. Em posse de tudo isso, os criminosos passam a realizar compras e saques, causando grande prejuízo às vítimas.
De acordo com as investigações, ao menos quatro pessoas foram vítimas do suspeito recentemente. O homem é natural de São Paulo e já tem outras passagens pelo mesmo crime.
A PCPR prossegue com as investigações a fim de identificar e responsabilizar os demais envolvidos com o crime.