terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Ratinho Junior propõe ligação de portos do Paraná e do Chile em primeira reunião com Bolsonaro

Segundo ele, o presidente eleito gostou da sugestão, que será avaliada a partir de janeiro a fim de verificar se poderá ou não ser levada adiante — Foto: TV Globo/Reprodução

O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), teve a primeira reunião oficial com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) nesta terça-feira (4), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), onde funciona o gabinete de transição.

Ratinho diz ter sugerido ao futuro presidente um projeto de ligação entre o Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, com o Porto de Antofagasta, no norte do Chile.

A ideia, segundo ele, é encurtar a distância de exportação para a China, saindo pelo Pacífico em vez do Atlântico.

"Atenderia o Chile, aumentando a demanda deles, poderia ajudar muito o Paraguai, o Paraná e a Argentina também se beneficiaria", afirma. "Trazer oportunidade para a produção do agronegócio brasileiro, em especial do Centro-Oeste descendo para o Sul", explica.

Para o governador eleito, o projeto - que prevê ligação por meio dos modais ferroviário e rodoviário - pode ser bancado pela Itaipu Binacional. "É uma ideia que muitos engenheiros do Paraná defendem desde a década de 80", afirma.

Segundo ele, o presidente eleito gostou da sugestão, que será avaliada a partir de janeiro a fim de verificar se poderá ou não ser levada adiante. "Vamos trazer o que temos em mãos de estudos para que no momento oportuno se aprofunde isso", conta.