quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Ação do Gaeco no Paraná mira membros de facção criminosa que atua em Santa Catarina

Os três investigados que já estavam presos na PEF 2 foram levados para prestar depoimento no prédio do Ministério Público em Foz do Iguaçu — Foto: Raphaela Potter/RPC

Agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) cumpriram nesta terça-feira (4) quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Até a última atualização desta reportagem, uma suspeita era considerada foragido.

A ação faz parte de uma megaoperação comandada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNOC) contra integrantes de facções criminosas em 14 estados e no Distrito Federal.

No total, durante a operação batizada de "Encarcerados", devem ser cumpridos 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão.

Em Foz do Iguaçu, os três mandados de prisão temporária foram cumpridos contra investigados já presos na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 2 (PEF 2).

Ainda pela manhã eles foram levados para a sede do Gaeco, no prédio do Ministério Público Estadual (MP-PR), para prestarem depoimento.

Segundo o delegado Tiago Mendonça, eles são suspeitos de fazer parte de uma organização do Primeiro Comando da Capital (PCC) – de São Paulo - responsável por ações criminosas em Santa Catarina.

Nas celas que elas ocupam na PEF 2 foram apreendidos, entre outros, documentos e chips de telefones celulares.