sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Witzel recebia auxílio-moradia apesar de ter imóvel próprio no Rio de Janeiro



Wilson Witzel (PSC), candidato ao governo do Rio de Janeiro mais votado do 1º turno, recebeu auxílio moradia enquanto foi juiz, apesar de possuir imóvel próprio na cidade onde trabalhava. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) confirmam que Witzel embolsava R$ 4.377 mensais pelo benefício.
O imóvel foi adquirido em 2004, quando Witzel morava no Rio de Janeiro. Ele se mudou para o Espírito Santo e retornou em 2011, em razão de ameaças de traficantes. Não há ilegalidade no recebimento e o valor é comumente explicado pela magistratura como uma compensação pela alegada falta de recomposição salarial desde 2015.
O CNJ informa apenas os pagamentos feitos a partir de novembro de 2017. Witzel recebeu até fevereiro deste ano. O site do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), onde está disponibilizado os vencimentos desde 2010, não detalha os benefícios recebidos.
Desde 2014 o auxílio moradia foi universalizado aos magistrados do país por meio de uma liminar concedida pelo ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal). Desde então, o mérito do caso não foi julgado em definitivo.
Witzel afirmou, por meio de nota, que o auxílio moradia “é pago porque tem previsão legal”. Ele, contudo, declarou ser desapegado a remuneração e privilégios. “Caso tivesse apreço a verbas, remunerações e privilégios, Wilson Witzel não teria largado a sua carreira na magistratura, um emprego público e com aposentadoria garantida, para ser candidato a governador e se colocar à disposição da população do Rio de Janeiro para solucionar os graves problemas que o estado enfrenta”, disse. (Com Folhapress)