sábado, 6 de outubro de 2018

Número de brasileiros barrados ainda no aeroporto de Portugal cresce 23%



O número de pessoas barradas ainda no aeroporto em Portugal cresceu 74% neste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal.
Os brasileiros são os mais afetados nessa estatística: foram mais de 1,6 mil pessoas impedidos de entrar em território luso até agosto, representando um aumento de 23,8% em relação ao total do ano anterior.
Depois de um período de declínio migratório — motivado pela crise econômica e das políticas de austeridade em Portugal —, o interesse dos brasileiros pelas terras portuguesas voltou a subir. Desde 2013, quando 299 brasileiros foram barrados, a quantidade de entradas recusadas não para de aumentar.
As autoridades migratórias afirmam que uma das principais razões para o endurecimento dos critérios de entrada na chegada dos aeroportos tem a ver com as regras que facilitam a legalização de imigrantes em situação irregular.
“Desde que foi aprovado o novo diploma [facilitando a legalização], se sente uma maior pressão migratória no aeroporto. Houve um evidente efeito-chamada”, diz Sérgio Henriques, diretor de Fronteiras de Lisboa, em declaração ao jornal português Expresso.
Alguns critérios despertam a atenção dos inspetores na fiscalização de fronteiras: ausência de reservas em hotéis; a falta da quantia mínima de 40 euros — cerca de R$ 178 —; homens casados que vão à Europa de férias, mas não levam a família junto; casais que viajam em pleno ano letivo; e até grupos com malas muito pesadas. (Com informações da FolhaPress)