domingo, 7 de outubro de 2018

Mais de 147,3 milhões brasileiros podem votar neste primeiro turno



Em um país de tamanho continental, os números das eleições gerais são tão grandes quanto os desafios dos eleitos. São 147.302.357 brasileiros aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais. Neste ano, 29.090 candidatos pediram registro na Justiça Eleitoral, mas somente 26.938 foram autorizados a concorrer.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, conclamou o eleitorado brasileiro a ir às urnas neste domingo (7) para decidir, por meio do voto consciente, os rumos e o destino da nação, em pronunciamento veiculado nas emissoras de rádio e televisão na noite deste sábado (6), véspera do primeiro turno das Eleições Gerais 2018, .
Para atender os 5.570 municípios, foram distribuídas 556 mil urnas eletrônicas em mais de 480 mil seções eleitorais, instaladas em 95 mil locais de votação, por meio das quais serão eleitos presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais/distritais.
“Não abramos mão desta chance! Não deixemos que os outros decidam por nós! (…) Compareça amanhã à seção eleitoral e vote com consciência. Que o passo que será dado amanhã, com o voto consciente e livre de cada um, fortaleça a democracia brasileira, na construção da sociedade justa, solidária e fraterna que todos almejamos, e está estampada na Constituição Cidadã, que ontem completou trinta anos”, frisou a ministra Weber, ao garantir que a Justiça Eleitoral trabalhará para garantir o exercício da liberdade de escolha do eleitor, assegurando o sigilo do voto.
As eleições vão mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo o país, sendo que a metade se ofereceu para trabalhar como voluntário, no primeiro turno do pleito. O mesário tem um papel importante no processo eleitoral: cabe a ele receber e identificar os eleitores, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e organizar a seção de votação. Além dos mesários, 15,4 mil servidores da Justiça Eleitoral e 2.645 juízes estarão a postos neste domingo (7).
As urnas são levadas a locais remotos, como comunidades ribeirinhas amazônicas e aldeias indígenas. Estarão também no exterior: 500.727 eleitores poderão votar em 99 países. Foram enviadas 744 urnas (680 eletrônicas e 64 de lona) para os 171 locais de votação no exterior.
As urnas de lona foram encaminhadas a países que têm dificuldades alfandegárias, queda de energia e instabilidade política ou com poucos eleitores. O maior número de urnas eletrônicas seguiu para Boston (46) e Miami (45). Os Estados Unidos têm o maior colégio eleitoral no exterior, com 160.005 brasileiros, seguido do Japão (60.708) e de Portugal (39.118).