quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Juiz agiliza queima de R$ 60 milhões em cocaína apreendida em Alagoas



Para evitar embaraços para as forças de segurança de Alagoas em uma eventual operação criminosa, o juiz Vinícius Garcia Modesto, da Comarca de Mata Grande, determinou a incineração da carga de 1,1 tonelada de cocaína apreendida nessa terça-feira (2), em Canapi, no Sertão de Alagoas. A droga avaliada em R$ 60 milhões estava com Cícero Benedito dos Santos, que teve a prisão preventiva decretada pelo magistrado.
Em sua decisão, o juiz indica a preocupação com a possibilidade de tentativas de resgatar a droga, ao determinar a incineração da substância levando em conta a imensa quantidade de droga apreendida, “com altíssimo valor de venda amplamente conhecido, capaz de gerar diversos embaraços às forças de segurança pública no Estado na hipótese de armazenamento prolongado”.
O magistrado ressaltou que essa foi a maior apreensão de cocaína já realizada no Nordeste e uma das maiores do Brasil.
De acordo com os autos, Cícero Benedito dos Santos, de 35 anos e natural de Rio Formoso, em Pernambuco, dirigia um veículo Mercedes Benz, com semi-reboque, quando foi abordado pelos policiais no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele empreendeu fuga, sendo capturado em seguida, após perder o controle da direção e ter se jogado do carro em movimento. A droga foi encontrada escondida no veículo, em meio a uma carga de cerâmica.
O juiz Vinícius Garcia destacou que a gravidade do caso se deu pelo alto potencial lesivo da droga e por sua quantidade. “Tais fatos por si só, evidenciam a gravidade concreta dos fatos imputados ao indiciado. Não bastasse isso, o denunciado não se intimidou em passar por rota com Posto da Polícia Rodoviária Federal com a vultosa quantidade de droga”.
O processo sobre o caso tramita sob o número 0700474-03.2018.8.02.0022. (Com informações da Dicom TJAL)