quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Rosa Weber faz História ao assumir a presidência do TSE



A ministra Rosa Weber toma posse hoje (14), às 20h, no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão solene que será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube. Será a primeira mulher na história a presidir uma eleição presidencial. A ministra Carmen Lucia, quando era presidente do TSE, comandou uma eleição municipal e Ellen Gracie não presidiu o TSE.
A gaúcha Rosa Weber ficará no cargo até 25 de maio de 2020 quando termina o seu segundo biênio como membro efetivo do tribunal. Em outubro de 2020, assumirá a vice-presidência na gestão de Luiz Fux na presidência do STF e em setembro de 2022 ocupará novamente uma presidência, desta vez do STF. Permanecerá no cargo até 2 de outubro de 2023 porque nesta data irá completar 75 anos, idade-limite para permanência no serviço ativo.
Rosa Weber será a segunda mulher a presidir o TSE em mais de 70 anos de criação do tribunal. A primeira foi Cármen Lúcia, em 2012. O primeiro desafio da ministra será a organização das eleições de outubro, que serão realizadas no dia 7.
Rosa Weber, que é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), já ocupa a vice-presidência do tribunal e vai suceder a Luiz Fux, que concluiu período máximo de dois anos no cargo. O mandato irá até agosto de 2020.