sábado, 4 de agosto de 2018

Imagens mostram advogada que caiu de prédio sendo agredida pelo marido

Resultado de imagem para marido joga advogada
Resultado de imagem para marido joga advogada

O Jornal Nacional teve acesso às imagens das câmeras de segurança do prédio onde a advogada Tatiane Spitzner e o marido, Luís Felipe Manvailer, moravam em Guarapuava, no Paraná, e onde ela morreu. Tatiane caiu do quarto andar e as câmeras mostram que, ao chegarem ao prédio, Luís Felipe a agrediu de forma covarde. Ele está preso, suspeito da morte dela.

São 2h34 da madrugada do dia 22 de julho, quando a advogada Tatiane Spitzer e o marido dela, o biólogo Luís Felipe Manvailer, chegam de carro ao prédio. O casal volta de uma festa. Eles param em frente ao edifício. Ele está ao volante e ela no banco ao lado. A câmera de segurança registra Luís Felipe dando dois tapas no rosto de Tatiane.

A porta do carro é aberta, mas fechada em seguida. Pouco depois, Luís Felipe abre a porta do carro novamente, puxa Tatiane pelos cabelos e balança a cabeça dela várias vezes. A advogada fecha a porta. Luís Felipe a agride mais uma vez e arranca com o carro.

Eles entram na garagem do prédio e param perto dos elevadores. Luís Felipe sai primeiro, vai até a porta do passageiro e tira Tatiane à força. Ela é prensada por ele contra o carro. Luís Felipe volta para o carro e vai em direção à rampa de saída da garagem.

Tatiane caminha até Luís Felipe. Ele desce do carro. Neste momento não é possível ver com clareza o que acontece, mas Luís Felipe a agride mais uma vez e, com Tatiane no chão, ele a chuta antes de entrar no carro novamente. Ela fica caída enquanto ele estaciona.

Em seguida, Luís Felipe volta e dá mais um chute em Tatiane. Ele ergue a advogada, que parece estar desacordada. Dois minutos depois de cair no chão, Tatiane fica em pé, parada atrás de um pilar, enquanto o marido segue em direção aos elevadores. Às 2h40, Luís Felipe volta para procurar Tatiane, que tenta escapar dele. Luís Felipe corre atrás da esposa.

Tatiane entra no elevador e aperta o botão do térreo. Luís Felipe entra logo em seguida e a segura pelos braços. Ele prensa a esposa contra a parede e aperta o botão do quarto andar, onde fica o apartamento do casal. Quando o elevador chega ao térreo, Tatiane tenta descer, mas é agarrada por Luís Felipe. Ela se debate, tentando escapar do marido, que consegue levá-la de volta para o elevador. Quando a porta fecha, Luís Felipe chacoalha Tatiane violentamente e a joga no chão. Quando o elevador chega ao quarto andar, Luís Felipe força Tatiane a sair. Ela cai no corredor, se levanta e é empurrada. Luís Felipe pega as coisas dela e vai atrás.

Testemunhas disseram que o casal discutiu e que Tatiane Spitzner gritou por socorro quando estava no apartamento. Foram 15 minutos entre a saída do elevador e a queda de Tatiane. A câmera de segurança registrou a queda. Mas é uma imagem muito forte.

O corpo de Tatiane ficou inerte na calçada durante três minutos até a chegada de Luís Felipe. Às 3h ele entra no elevador carregando o corpo de Tatiane.

O JN editou a imagem. Luís Felipe coloca o corpo no chão do elevador e põe as mãos na cabeça. Depois, ele leva o corpo para o apartamento, onde trocou de roupa antes de fugir.

Enquanto isso, às 3h04, a polícia chega depois de ter sido chamada por vizinhos. Os policiais vão até a entrada do prédio no mesmo momento em que Luís Felipe reaparece, ainda no quarto andar. Com um pano, ele limpa marcas de sangue no corredor. Esfrega o chão e as paredes do elevador. Ele sai novamente do elevador, mas volta em seguida e esfrega mais uma vez a parede.

A movimentação continua na entrada do edifício, enquanto Luís Felipe chega à garagem. Às 3h08 ele sai com o carro. A câmera de segurança mostra numa mesma imagem a polícia em frente ao prédio e o carro de Luís Felipe passando na rua logo atrás.

Luís Felipe Manvailer foi preso a mais de 300 quilômetros dali. Segundo a polícia, ele tentava chegar ao Paraguai. Em depoimento, ele negou. Disse ainda que Tatiane se jogou da sacada: "A imagem da minha esposa pulando da sacada não sai da minha cabeça, né? Ainda fica martelando a mesma imagem, porque eu sou inocente. Amo muito".

Os investigadores afirmam que as imagens do circuito de câmeras são decisivas para confirmar que Tatiane Spitzner foi vítima de feminicídio.

"A vítima, Tatiane, foi agredida por mais de 20 minutos antes de vir a óbito. Ela não tinha nenhum intento de suicídio", afirma o promotor Pedro Henrique Papaiz. "O Ministério Público não tem dúvidas de que houve o cometimento do feminicídio em face da vítima, Tatiane Spitzner, por parte do Luís Felipe Manvailer. E os elementos informativos colhidos na investigação nos fornecem essa convicção de que realmente a vítima sofria agressões progressivas que culminaram na sua morte", complementa a promotora Dúnia Rampazzo.

A defesa de Luís Felipe Manvailer declarou que aguarda o resultado das perícias no corpo da vítima, no apartamento do casal, nas câmeras de segurança e nos telefones recolhidos. Que espera a simulação dos fatos com a participação de Luís Felipe. E que qualquer posicionamento de investigadores e de promotores será baseado em hipóteses especulativas, que ainda precisam de comprovação técnica.