sexta-feira, 13 de abril de 2018

RÚSSIA AFIRMA QUE HÁ RISCO DE GUERRA SE ESTADOS UNIDOS ATACAREM A SÍRIA



O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, alertou nesta quinta-feira, 12, que há risco de guerra entre a Rússia e os Estados Unidos se o presidente norte-americano, Donald Trump, decidir lançar um ataque contra a Síria.
"Não podemos excluir nenhuma possibilidade, infelizmente, porque vimos mensagens saindo de Washington que são muito belicosas", afirmou o embaixador aos jornalistas na sede da ONU.
Para o diplomata russo, a prioridade imediata é evitar o risco de guerra. Por isso, Nebenzia pediu que os EUA e seus aliados não utilizem a força contra a Síria.
Perguntado se essa guerra pode colocar os americanos contra os russos em uma guerra direta, Nebenzia disse que a hipótese não pode ser descartada porque há militares russos na Síria e existe um grande risco de escalada do conflito.
"Eles sabem que estamos lá. Eu gostaria que tivesse diálogo pelos canais apropriados para evitar qualquer acontecimento perigoso. A situação é muito perigosa e queremos deixar isso claro", disse o embaixador ao término de uma reunião no Conselho de Segurança.
A reunião no Conselho de Segurança foi convocado pela Bolívia para discutir as ameaças feitas nesta quarta por Trump, que afirmou que mísseis "bacanas, novos e inteligentes" estão chegando à Síria em retaliação ao suposto ataque químico de 7 de abril.
Os EUA acusam o regime do presidente da Síria, Bashar al Assad, aliado de Kremlin, de ser responsável pelo ataque. A Síria e a Rússia negam que tenham usado armas químicas.