sexta-feira, 13 de junho de 2014

    Bronquite e asma: conheça as diferenças e saiba como prevenir.


A asma e a bronquite são corriqueiras na vida de muitas crianças e por consequência na vida de muitas famílias. Embora sejam parecidas, não são iguais. Ambas "tomam conta" do aparelho respiratório dos pequenos, mas possuem características muito distintas. 

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, que na maioria das vezes, é causada por uma infecção provocada por um vírus comum do período de inverno ou por substâncias irritantes das vias aéreas superiores (nariz, laringe, traqueia, brônquios). O nariz fica "pingando", a garganta pode ficar irritada, surge o cansaço, arrepios, dores nas costas e musculares, tosse e um chiado no peito. 
Já a asma é considerada mais preocupante, pois as vias aéreas se "apertam", ou seja, fica mais difícil de "passar o ar" para dentro dos pulmões. Pode chegar até a uma obstrução, uma interrupção do fluxo de ar para os pulmões, o que pode vir a se tornar um quadro grave. Trata-se de uma doença crônica que não pode ser prevenida, nem curada. No entanto, as crises podem ser evitadas, quando se identificam e se evitam os fatores desencadeantes, como agentes alergênicos (ácaros, penas, pelos de animais) ou irritantes (cigarro, fumaça). 

O asmático apresenta tosse seca, sem secreção, falta de ar e uma respiração sibilante (com "barulho"). Podemos dizer que a asma é uma doença que possui um componente hereditário e alérgico. Logo, o tratamento preventivo é a melhor opção. 

Prevenção da asma: 

- Isole ao máximo o portador de asma dos ácaros, pelos de cães e gatos, bolores e dos fungos (mofo); 

- Encape travesseiros e colchões, pois os alérgenos se acumulam no travesseiro, na cama (uma cama pode conter cerca de dois milhões de ácaros), no cobertor, na cortina, no carpete, em bichinhos de pelúcia e em qualquer lugar que acumule poeira; 

- Retire cortinas, bichinhos de pelúcia, mantas (use edredom), bichos de estimação e tudo que acumule pó, mofo, bolor ou solte pelos e penas; 

- Evite aquecedores no inverno e ar condicionado no verão; 

- Não fique perto de lareiras; 

- Evite contato com fumaça de cigarro e odores fortes (perfumes, produtos de limpeza, frituras, tinturas de cabelo); 

- Não incentive comportamentos ansiosos que agravem as crises (notícia de uma viagem ou passeio pode gerar uma ansiedade boa ou notícias desagradáveis para a criança, como uma consulta médica, tomar uma vacina, etc); 

- Mantenha o ambiente sempre ventilado. 

Tratamento 

O tratamento da bronquite é mais tranquilo, por ser mais rápido e de curto prazo. Já o da asma geralmente é a longo prazo e preventivo. Existe, hoje, uma gama imensa de medicamentos a serem utilizados e que, somente com avaliação de um médico especialista, prescrição e acompanhamento, tem sua eficácia garantida. 

Asma brônquica ou Bronquite asmática? 

Nem um, nem outro. Bronquite e asma são diferentes. Às vezes acontece da criança desenvolver um quadro de bronquite e ser portadora de asma, por isso o surgimento dos nomes. 

O sufixo "ite" significa inflamação, então toda "doença" terminada em "ite" - otite, laringite, amidalite, bronquite - é uma inflamação em algum lugar.