quarta-feira, 25 de junho de 2014

Agricultores fazem ‘tratoraço’ contra instalação de empresa no norte do PR


Produtores rurais realizaram um “tratoraço” em protesto contra a instalação de uma empresa de tratamento de resíduos industriais em Tamarana, no norte do Paraná, na manhã desta segunda-feira (23). Mais de 30 tratores percorreram as ruas da cidade, de 10 mil habitantes, até a Câmara de Vereadores. Os agricultores temem pela contaminação do meio ambiente e pela desvalorização das propriedades vizinhas ao local.
O terreno para a instalação da empresa fica entre os municípios de Tamarana e Mauá da Serra. "É uma área totalmente imprópria, um declive muito grande, o lençol freático é muito raso. Isso dá na bacia do Rio Tibagi. Lugar que está produzindo hoje será eliminado, e vai afetar também os vizinhos. Aqui temos agricultura orgânica, leiteria, frutas, tem tudo nessa região", reclama o agricultor Antonio Cassinelli.
Para o produtor rural Fábio Romero, a instalação da Central de Tratamento de Resíduos (Cetric) causará um impacto negativo para a economia da região. "Vai desvalorizar as propriedades da região, tem empresas multiplicadoras de sementes que serão proibidas de fazer isso pelo risco de contaminação. É uma região imprópria para instalar uma empresa desse tamanho", argumenta o agricultor.
De acordo com os produtores rurais, a ida até a Câmara é uma tentativa de sensibilizar os vereadores para não alterarem o zoneamento do local escolhido pela empresa. A alteração do espaço para área industrial é necessária para que a empresa consiga se instalar na região.
Representantes da prefeitura e da Câmara estiveram na sede da Cetric em Chapecó (SC) analisando o trabalho realizado pela empresa na região. "Vimos as questões técnicas deles, a forma de trabalhar com cada tipo de resíduo, e não foi visto nenhum tipo de acidente ambiental. Não foi constatado nenhum problema nessa visita", diz a secretária municipal de Agricultura, Tereza Gobetti.
Os diretores da Cetric garantem que não haverá danos ao meio ambiente, e que todos os estudos de impacto para a instalação da empresa em Tamarana foram feitos. Além disso, a empresa afirma que está atendendo todas as recomendações dos órgãos ambientais. "Para cada possível impacto, há uma medida preventiva", afirma o especialista em gestão ambiental da empresa, Joel Lagos.
Ainda não há uma data para a instalação da Cetric na cidade. Na quinta-feira (26) será realizada uma audiência pública na Câmara para discutir a instalação da empresa na cidade. Na reunião estarão representantes da empresa, do IAP, da prefeitura, além de moradores e empresários da região. Fonte:g1rpctv.