quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Paraná lidera queda nos homicídios dolosos no Brasil


 













O Paraná foi o estado que mais reduziu os índices de homicídios dolosos, quando considerados os primeiros oito meses de 2024 e 2025. A diminuição de 31,29% no Paraná foi a maior entre todas as unidades da Federação, com 764 ocorrências dessa modalidade de crimes entre janeiro e agosto deste ano, contra 1.112 no mesmo período do ano passado. Na sequência aparecem Amazonas (-29,25%), Rio Grande do Norte (-26,03%) e Mato Grosso (-25,17%). Os dados foram obtidos do site do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A queda segue uma tendência contínua nos crimes de homicídio há anos. Dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) demonstraram, em balanço apresentado em julho, que o primeiro semestre deste ano teve o menor índice de homicídios dolosos quando comparados com os mesmos recortes desde 2018.

Essa diminuição é fruto de uma política focada nos resultados, aplicada pela Sesp e orientada pelo Governo do Estado por meio de valorização das carreiras policiais, expansão de infraestrutura em armamento, viaturas e tecnologia, além do trabalho integrado e colaborativo entre as forças de segurança do Estado.

“O governador Ratinho Junior tem apostado na modernização das forças de segurança para que possamos estar presentes onde a população mais precisa”, afirma o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Trabalhamos com inteligência, planejamento e principalmente integração para combater a criminalidade, prevenir os delitos e proteger os paranaenses. Essa efetividade só é possível pelo volume de investimentos também na contratação de novos profissionais que reforçam nossos quadros”.