terça-feira, 12 de março de 2024

Fuga Mossoró: Lewandowski deverá ser convocado à Câmara Federal para prestar esclarecimentos sobre ação de recaptura


 













A fuga dos dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró começa a ter desdobramentos políticos. É que a Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal apresentou requerimento solicitando a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos sobre a ação. O pedido foi protocolado na Casa e deve ser analisado, nesta terça-feira (12). A expectativa é de que o pedido seja aprovado pelos membros.

Se aprovado, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, terá que comparecer à reunião da Comissão de Segurança para informar aos deputados integrantes sobre as ações que estão sendo feitas na tentativa de recapturar os foragidos: Deibson Nascimento e Rogério Mendonça. Nesta segunda-feira (11) a fuga pelos dois foragidos da Penitenciária de Mossoró entra no 27º dia.

Entre os questionamentos que serão feitos ao ministro estão: o custo da operação de recaptura; como andam as investigações e se o processo administrativo comprovou que houve facilitação de alguém do presídio.

Comissão de Segurança

A expectativa é de que o requerimento seja aprovado, pois o presidente da Comissão de Segurança é o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), eleito na última quarta-feira (6) por unanimidade com 27 votos.  Policial, Alberto Fraga está em seu quinto mandato na Câmara e atualmente é vice-líder do PL. Ele presidiu duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs): a do Sistema Carcerário Brasileiro em 2015; e a da Lei Rouanet em 2016. O deputado é o atual coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública.