A queda das ações da Petrobras nos últimos dias tem dado o que falar. Nesta terça-feira (12), o jornalista da GloboNews, Gerson Camarotti, criticou a interferência do presidente Lula na estatal.
Camarotii comentou uma entrevista do presidente Lula sobre a crise que derrubou as ações da Petrobras e afirma que “houve ação intervencionista do presidente Lula” e que o presidente da estatal, Jean Paul Prates, é “quase obrigado a dizer que está tudo bem”.
“Tivemos conversa séria com a direção da Petrobras. É preciso pensar no povo. O mercado é um dinossauro voraz, se for atender apenas a choradeira do mercado, não faz nada”, disse o presidente Lula em entrevista ao SBT. Lula continua e afirma que “Petrobras não é apenas para pensar nos acionistas. Não tem porque ter preço dos combustíveis equiparado ao internacional. Tivemos conversa séria com presidente da Petrobras”, conclui Lula.
Para o jornalista Camarotti, o embate entre o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, começou no início do governo. “Alexandre Silveira se alinha ao Lula porque está fazendo um movimento político e quer sair fortalecido, mesmo o presidente fazendo as intervenções na Petrobras. “Todo mundo sabe aqui em Brasília que o ministro Alexandre Silveira quer derrubar o Jean Paul Prates”, declarou o jornalista.
Na opinião de Camaroti, a interferência do presidente Lula na Petrobras é grave porque a estatal tem ações no Brasil e no exterior. “Lula quer diminuir o preço dos combustíveis na paulada. Quer aumentar os gastos na paulada, independente de repique de inflação. A pressão tem nome e sobrenome: Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma Camarotti.