domingo, 30 de julho de 2023

Desentendimento entre Moser e Dino atrasa acordo com CBF para melhorar a segurança nos estádios


 











Um desentendimento entre a ministra do Esporte, Ana Moser, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, atrasou em mais de 1 mês a assinatura de acordo de cooperação entre o governo federal e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para melhorar a segurança nos estádios de futebol.

A confederação procurou os 2 ministérios no início do ano para propor a elaboração de um plano para identificar torcedores com problemas na Justiça e com restrição de acesso a arenas esportivas.

A proposta da CBF, batizada de “Estádio Seguro”, é ampliar para todos os principais estádios do país, especialmente nas capitais, tecnologias de rastreio de ingressos e de coleta de dados de torcedores. Ao comprar ou ganhar uma entrada, por exemplo, a pessoa teria que vincular seu CPF e número de celular ao bilhete. Quem estiver com problemas na Justiça, será impedido de entrar no campo. (Leia mais detalhes da proposta no fim da reportagem.)

Moser, porém, não deu prosseguimento às conversas com a confederação. A CBF, então, encaminhou o projeto com o Ministério da Justiça ao longo do 1º semestre. Foram realizados testes com checagem de CPF e biometria em 20 jogos de Flamengo ou Fluminense no Maracanã, localizado no Rio.

Poder360