sábado, 4 de fevereiro de 2023

Gilmar Mendes abre inquérito sobre caso Zambelli


 











O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), abriu um inquérito sigiloso contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) nesta sexta-feira (3.fev.2023). A Corte investiga o episódio em que a congressista sacou e apontou uma ama de fogo contra um homem, que perseguiu nas ruas de São Paulo (SP), na véspera do 2º turno da eleição presidencial.

Na última semana, a PGR (Procuradoria Geral da República) enviou uma denúncia contra a deputada ao STF por porte ilegal de arma de fogo. O documento foi protocolado na Petição 10.674, também sigilosa, que originou o inquérito aberto por Gilmar.

Caso a denúncia seja aceita, Zambelli será ré e terá que responder a uma ação penal. Pode ser investigada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo (Lei nº 10.826 de 2003) e constrangimento ilegal mediante emprego de arma (Código Penal – Lei nº 2.848 de 1940).

Em nota enviada depois da denúncia apresentada pela PGR, a assessoria da deputada informou que sua defesa será apresentada no prazo legal com o decorrer do processo.

A PGR já havia requisitado ao Supremo a suspensão do porte de Zambelli em 20 de dezembro de 2022. Gilmar Mendes atendeu ao pedido no mesmo dia.

Além disso, em 3 de janeiro, a PF (Polícia Federal) realizou busca e apreensão em 2 endereços residenciais da deputada, um em Brasília (DF) e outro em São Paulo (SP). Na operação, foram apreendidas 3 pistolas, segundo a assessoria da deputada.

A decisão anterior de Gilmar Mendes estabelecia o prazo de 48 horas para a entrega voluntária de armas e munições em posse da deputada.

Poder360