segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Com presença de Lula, Alckmin e Dilma, Mercadante toma posse no BNDES nesta segunda (6)


 











Aloizio Mercadante assume a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira (6), em cerimônia que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A cerimônia acontece às 10h, no Teatro Arino Ramos Ferreira, na sede do banco, no Rio de Janeiro.

O conselho de administração do BNDES havia aprovado o nome de Mercadante para o cargo no dia 25 de janeiro. Anteriormente, um despacho do Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval à nomeação.

Havia incertezas quanto à nomeação devido à Lei das Estatais, que restringe a nomeação para conselhos de administrações ou diretoria de estatais, incluindo a presidência, de “pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Mercadante foi coordenador do programa de governo do presidente Lula durante a campanha eleitoral. Entretanto, vinha afirmando que esse trabalho se deu de forma voluntária e se restringiu a trabalho intelectual.

Entre os integrantes da diretoria do BNDES anunciados estão Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio, Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa Filho e Luiz Navarro.

CNN Brasil