quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Tropas russas tomam Usina Nuclear de Chernobyl

 


As tropas russas tomaram a Usina de Chernobyl, na Ucrânia, nesta quinta-feira (24). A informação foi relatada pelo assessor do gabinete presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak.

"Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje", declarou. "É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente inútil dos russos", acrescentou.

Segundo a CNN Brasil, também houve confronto armado nas regiões de Sumy, Kharkiv, Kherson, Odessa e também em um aeroporto militar situado nas proximidades de Kiev, capital da Ucrânia. Com isso, Podolyak revelou o temor de que o exército russo invada o distrito governamental de Kiev.

Crise em ascensão

Essa crise entre os países vêm crescendo há meses. De um lado, a Ucrânia se aproximou do Ocidente e demonstrou interesse em integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entidade criada para se opor à extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Do outro, a Rússia não aceita tal aproximação, uma vez que a Ucrânia está na sua zona de influência, e passou a fazer exercícios militares na região de fronteira.