quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Paraná tem dez pré-candidatos ao Senado












Com apenas uma vaga em disputa, a eleição para o Senado no Paraná já tem pelo menos uma dezena de pré-candidatos. O número ainda deve mudar até agosto, quando acontecem as convenções partidárias. A disputa por vagas deve ser intensa, principalmente no grupo do governador Ratinho Júnior (PSD), que concorrerá à reeleição para o Palácio Iguaçu.


O senador Alvaro Dias (Pode) reivindica o posto de candidato governista, em troca do apoio ao projeto de Ratinho Jr. O Podemos lançou a pré-candidatura do ex-juiz Sérgio Moro, à presidência, e o governador mantém boa relação com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Outro que disputa a indicação governista ao Senado é o ex-chefe da Casa Civil de Ratinho Jr, deputado estadual Guto Silva (PSD), que se antecipou e deixou o cargo para voltar à Assembleia Legislativa para articular sua pré-candidatura a senador. Silva pode deixar o PSD e se filiar ao PP para garantir legenda.

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que integra a base de Ratinho Jr na Assembleia também colocou seu nome para o posto, mas pode ter dificuldades caso o PSB confirme a intenção de apoiar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. Romanelli também não descarta deixar o partido em busca de uma legenda que lhe permita manter o apoio a Ratinho Jr.

No MDB, o ex-governador Orlando Pessuti é outro que tenta emplacar seu nome. O partido sinaliza que deve apoiar a reeleição de Ratinho Jr, depois que o ex-governador Roberto Requião deixou a legenda por não concordar com a aproximação com o atual governador.

O ex-deputado federal Alex Canziani (PSD), que disputou o Senado em 2018, sonha em repetir a dose, agora na chapa de Ratinho Jr. O deputado federal Paulo Martins (PSC) também reivindica a vaga, assim como o ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSD). A lista inclui ainda o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, do PSD de Ratinho Jr.

Pela oposição, o PT pode lançar o ex-deputado federal Dr Rosinha. A deputada federal Aline Sleutjes (PSL) também anunciou sua pré-candidatura ao Senado, dizendo pretender garantir um palanque para Bolsonaro no Paraná.