sábado, 19 de fevereiro de 2022

LIBERAÇÃO POR PIX: Dinheiro esquecido em bancos deverá ser pago em 12 dias













 Com a criação do serviço SVR (Sistema de Valores a Receber), do Banco Central, para devolução de dinheiro esquecido em contas bancárias, as instituições financeiras terão até 12 dias úteis, após a solicitação do cliente, para disponibilizar a quantia nos casos em que o Pix estiver disponível e for selecionado como opção de recebimento.

Segundo o BC, além da chave Pix, o cidadão precisará informar dados pessoais, caso o banco precise entrar em contato.

Se o Pix não for uma opção para a instituição bancária, a autarquia federal vai oferecer o email e o telefone do banco para que a pessoa entre em contato e combine como o pagamento será feito.

Como saber se tem dinheiro esquecido?

Neste link, no endereço valoresareceber.bcb.gov.br, é possível fazer a consulta, com apenas CPF — ou CNPJ — e data de nascimento — ou data de abertura da empresa.

Como sacar o valor esquecido?

Serão realizados agendamentos para que as pessoas tenham acesso às quantias disponíveis, com escalonamento que se dará de acordo com o ano de nascimento — para pessoas físicas — ou de criação da empresa — para pessoas jurídicas. Para isso, será necessário ter uma conta no Gov.br, no nível prata ou ouro (mais informações aqui), para ter acesso ao ambiente criado.

• Para datas de nascimento ou criação de empresas antes de 1968, o período de agendamento de consulta e resgate será entre 7 e 11 de março, com repescagem no dia 12.

• Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19.

• Para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento ficará entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.

• Usuários que perderem a data do agendamento original e a repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

Vale lembrar que, para quem que não possui quantia a ser retirada nesta primeira consulta do sistema, a partir de 2 de maio uma nova rodada será aberta e que, nessa data, poderá ser realizada mais uma checagem para saber se há — ou não — valores para ser sacados.

R7