sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Governo não adotará horário de verão; ministro diz que medida não economiza energia elétrica
















O Ministério de Minas e Energia anunciou que não haverá a retomada do horário de verão, programa extinto em 2019 por Jair Bolsonaro (sem partido). O ministro Bento Albuquerque justificou que a medida não traz benefícios para a economia de energia elétrica.

"O horário de verão não se faz necessário no que diz respeito à economia de energia", disse o ministro, em entrevista após inauguração de térmica em São João da Barra (RJ), a 320 quilômetros do Rio de Janeiro. O Brasil vive uma das maiores crises de fornecimento de energia elétrica hoje. Um dos principais motivos é crise hídrica, ou seja, a falta de água nos reservatórios para gerar energia elétrica. Mas outros fatores contribuem para a crise energética, como falta de gerenciamento do sistema.

O governo vinha recebendo pressões de setores da economia pela retomada do horário de verão como medida para aliviar a pressão sobre os reservatórios das hidrelétricas durante o pior período da crise hídrica, enquanto as chuvas de verão não chegam. O comércio também vê no programa uma maneira de melhorar os negócios com uma hora a mais de claridade durante o dia.

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou que mais da metade dos brasileiros é a favor da volta do horário de verão: segundo o instituto, 55% apoiam a iniciativa, que é rejeitada por 38%. Os demais são indiferentes ou não souberam responder.

Diante da crise hídrica, o governo chegou a pedir ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) novos estudos sobre a eficácia do programa, que concluiu que o retorno do programa não traria impactos no enfrentamento da crise energética.

Os resultados do estudo são semelhantes àqueles que justificaram o fim do horário de verão: com a popularização dos aparelhos de ar condicionado, o pico do consumo foi deslocado para o início da tarde, quando faz mais calor.